Ҵýֱ

Equipe Uirá da Ҵýֱ conquista 1º lugar em categoria da XXI Competição SAE Brasil Aerodesign

Entre os dias 24 e 27 de outubro, a equipe Uirá Aerodesign participou da XXI Competição SAE Brasil Aerodesign, na qual conquistou o 1º lugar na categoria Torneio de Acesso

Entre os dias 24 e 27 de outubro, a equipe Uirá Aerodesign participou da XXI Competição SAE Brasil Aerodesign, na qual conquistou o 1º lugar na categoria Torneio de Acesso

No dia 17 de outubro, a equipe realizou o 1º roll-out, evento realizado para lançamento de aeronaves projetadas e construídas pela equipe para competição de 2019

No dia 17 de outubro, durante o 1º roll-out, foi feito o lançamento de aeronaves projetadas e construídas pela equipe para competição de 2019

A equipe Uirá Aerodesign, da Universidade Federal de Itajubá (Ҵýֱ), conquistou o 1º lugar na categoria Torneio de Acesso, durante a XXI Competição SAE Brasil Aerodesign, realizada entre os dias 24 e 27 de outubro no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos – SP.

A equipe da Ҵýֱ participa do evento desde 2001 e, neste ano, competiu nas categorias Regular, Micro e Torneio de Acesso. Na categoria Micro, a Uirá obteve sua maior nota de relatório da história, saindo em 2º lugar na competição, mas durante as provas, devido ao tempo ruim e imprevistos, a aeronave não realizou tantos voos e acabou conquistando o 4º lugar na categoria. Já na categoria Regular, conquistou a 35ª colocação apenas com a pontuação de relatórios, já que não conseguiu bons resultados nos voos.

Categorias da competição

As categorias existentes dentro da Competição de Aerodesign no Brasil são: Regular, Micro, Torneio de Acesso e Advanced.

Na categoria Regular, competem aeronaves em escala, radiocontroladas e com restrições de projeto relacionado a envergadura da asa e comprimento. Nessa modalidade, cada aeronave deve possuir motor a combustão.

A categoria Micro inclui aeronaves em escala, radiocontroladas e com motor elétrico. Quanto a restrições de projeto, cada aeronave deve ser desmontável e caber dentro de uma caixa de tamanho fixo.

Já a categoria Torneio de Acesso é baseada na realização de um projeto totalmente independente, em que os competidores têm a decisão final sobre a aeronave e podem projetá-la e construí-la ao longo do ano.

Da categoria Advanced participam os competidores que possuem mais experiência na competição.

1º roll-out

No dia 17 de outubro, a equipe Uirá Aerodesign, realizou o 1º roll-out, evento destinado ao lançamento de aeronaves projetadas e construídas pela equipe para competição de 2019. A atividade contou com a participação das comunidades acadêmica e externa e foi organizada por Bruno Oliveira Pivati e Pamella Ceribele, membros da área de gestão da equipe.

A equipe Uirá Aerodesign é formada por alunos de diversos cursos de graduação da Ҵýֱ. O grupo também conta com o apoio de professores na coordenação das atividades realizadas ao longo do ano. Em 2019, a coordenação do projeto está sob a responsabilidade do professor Yohan Ali Díaz Mendez, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM).

No evento, estiveram presentes professores, alunos, patrocinadores, ex-membros da equipe, coordenadores de projetos da Universidade, bem como a população itajubense. A equipe conta com o apoio da Pró-Reitoria de ٱԲã (PROEX) e o patrocínio de empresas como Aerotron, APC, MK, PlantA, Scorpion, SimScale, Speaking, TekBond e UAI.